[AI] Digest AIfIA-pt, brasil.gov em Plone

Luiz Paulo Pedrosa luiz.pedrosa em gmail.com
Sexta Março 5 11:53:36 EST 2010

Mauricio. Se fosse só um plone como você diz... mas e todo o trabalho de
personalização da ferramenta,  e a inteligência (análise em todos os níveis
de requisitos inclusive com usuários, testes em todos os níveis também,
funcionalidades, requisitos funcionais e não funcionais etc) para construção
do portal?

E os Profissionais envolvidos... lembrando que a o salário aqui em Brasília
de um desenvolvedor python pode chegar a 7, 8 mil mole mole...

E na minha opinião e experiência de ja ter participado de projetos grandes
para o governo federal construir do zero um CMS seria mais caro e mais
trabalhoso... Fora que o Planalto trabalha com Plone a bastante tempo...
basta analisar os projetos do SERPRO, o uso da ferramenta ja deve ter sido
requisito na licitação!

Se compararmos ferramentas prontas com CMS desenvolvidos por empresas
particulares, vamos descobrir que muitas veses o grau de amadurecimento das
ferramentas open-source são maiores que as proprietárias... então acho que
no quesito custo/benefício usar plone/zope é muito válido.

Atenciosamente,

Luiz Paulo
55 61 - 8412 6313
Design é uma atividade técnica e criativa relacionada não
apenas com o produto de imagens, mas com a análise, organização
e métodos de apresentação de soluções visuais para problemas de comunicação.