[AI] Novo site Brasil.Gov

Rafael Xavier rafaelxavier em gmail.com
Sexta Março 5 08:17:23 EST 2010

Gostei do site principalmente pelo layout mais solto, um pouco mais moderno
e fora do padrão governamental. Trabalho com projetos para o governo e sei
que é complicado mudar a cabeça das pessoas.

Parabéns a TV1 e ao nosso amigo @horaciosoares que foi citado através de um
link para a Acesso Digital na área sobre Acessibilidade!

Algumas considerações que levo para a lista discutir:

1) Percebi que ao escolher o contraste e uma fonte maior, o site guarda esta
informação para sempre até a próxima sessão do usuário. Eu fui testar e
depois para voltar ao default tive que alterar as configurações em todas as
páginas que eu navegava. Achei legal mas depois cansa ter que ficar mexendo
toda hora.

2) Não reparei em áreas habilitadas para comentários de usuários. Não sei se
era o foco do projeto mas seria interessante ouvir opiniões.

3) Se existe Twitter não vi motivo para manter um RSS.

4) Conversando com o @dulcetti, acho que os portais brasileiros deveriam
publicar também os vídeos no VideoLog como forma de incentivo ao produto
nacional.

5) Nos thumbs dos vídeos, poderiam colocar o tempo do filme no preview e
melhorar a imagem inicial - Ex: "Turismo Rural Santa Catarina" tem um
jogador de basquete cadeirante.

6) A página de "Loading" poderia ser mais atraente ao invés da Times em
fundo branco :)

7) Alguém sabe se o CMS é proprietário ou rola alguma ferramenta conhecida?
Qual a tecnologia? ASPX, Java, PHP?

8) Gostei do breadcrumb e depois lembrei que vi tinha visto um parecido
(Delicious)

9) Achei um pouco confuso o cabeçalho em páginas com alguns fundos. Ex:
http://www.brasil.gov.br/para/trabalhador

No mais, parabéns pela mudança e espero que atenda a população adequadamente
como papel de um portal do governo.

Abraços a todos,
Rafael Xavier