[AI] Funções de um Volante da Formula 1

Fabiano Figueiredo fabianosfigueiredo em gmail.com
Terça Maio 27 21:07:05 EDT 2008

Na verdade deve ter tempo sim Guilhermo.  :)
Além de fácil de usar, o sistema deve ser fácil de aprender e fácil de
lembrar.

Dá uma lista de atributos CSS para o piloto para ver se ele vai achar
difícil. Pra mim é super fácil. Já consigo posicionar elementos na tela sem
ficar vendo o resultado toda hora. Mas eu não me vejo conseguindo passar
marcha, fazendo curva, utilizando aquele volante.

Eles só tem isso para aprender e para executar na hora da corrida (claro que
tem que entender tudo sobre a corrida, curvas, frenagem, etc). E o que vemos
pode não ser o que eles sentem lá dentro do carro. Se observarmos bem,
veremos que entre uma curva e outra podemos fechar e abrir os olhos que o
carro continua na mesma tangente. É tempo suficiente para ver a posição sua
posição, velocidade, e outras coisitas mais. Sem contar que para girar
aqueles botões ele não precisa olhar. (não olhamos quando vamos dar seta,
ligar o rádio, o ar condicionado etc).

PARA ELES o sistema DEVE TER SIDO fácil de usar, fácil de aprender, já que
os conceitos de corrida já estavam todos incorporados e fácil lembrar..
hmmm.. eu lembro das combinações de alguns jogos de PS2 que mais gosto mesmo
depois de meses sem jogar.. e olha que são 19 cliques diferentes, fora as
combinações.

O volante é muito interessante, já que é totalmente focado em um tipo de
usuário específico, não se encontra esse tipo de usuário na rua para fazer
um teste de usabilidade. (quanto estudo não deve ter sido feito, na verdade
é uma pesquisa científica. Testa, testa, compara, muda, testa, compara,
muda, testa, compara............)

Acabo até entendendo o preço. Eu pagaria, se eu tivesse um carro de F1.

:)

Abraço.

Fabiano Figueiredo