[AI] RES: card sorting

Christiane Resende Melcher Christiane em corp.globo.com
Terça Dezembro 16 09:22:32 EST 2008


Oi Felipe,

1 - Tomar cuidado para não induzir é fundamental! Às vezes, sem querer, o usuário faz uma pergunta e você tem que se policiar para não responder. Eu geralmente faço outra pergunta como resposta. Manter-se imparcial é pré-requisito para ser moderador. 

2 - Coloca num cantinho atrás de cada cartão os números que correspondem à arquitetura detalhada. Isso ajuda muito na hora de copiar o resultado. Claro, foto também é fundamental. Mas, na hora de copiar eu viro os cartões e só anoto os números da hierarquia. Já, para aqueles que o usuário cria, coloco cor diferente no cartão para facilitar e na hora de anotar, copio o termo. Depois passo pro excel. Tem gente que prefere aquele sisteminha próprio pra card sorting. 

 
3 - É bom dar um exemplo sim, mas antes de mostrar direto o cartão, prefiro mostrar o menu de um site e aí sim, o cartão correspondente. Agora, o exemplo tem que ser bem diferente em termos de hierarquia e tema do que se pretende testar.

4 - A escolha de totalmente aberto, fechado ou o misto vai depender muito dos seus objetivos. Acredito que o fechado no início e depois, antes de finalizar, deixar o usuário criar/renomear cartões geralmente funciona bem porque ele já "estudou" cada cartão, te forneceu um cenário só com cartões existentes e você viu claramente as dúvidas. Aí, quando você fala que "agora" ele pode criar/renomear vê direitinho o que realmente ele considerou como "pedra no sapato" e o que ele acabou reconsiderando e manteve um cartão que antes ficou em dúvida. Às vezes, com o fato dele poder colocar/renomear cartões, aquela pilha que ficou sem uso passa a ter sentido. Enfim, um mundo a parte se abre nesse momento. A única coisa que se deve tomar cuidado é que alguns usuários ficam cansados no final e já não estão com muita paciência para repensar algo com a notícia que ele pode mexer mais do que no início. Por isso que falei, depende muito do objetivo que você quer alcançar com o teste e também da quantidade de cartões em uso. Às vezes falar só no final não funciona. Uma outra proposta é fazer uma bateria inicial de card-sorting aberto ou misto, repensar alguns termos de acordo com o resultado desta primeira rodada e tentar validar numa segunda bateria com card-sorting fechado. 

 []`s

Chris

 

 

Christiane Melcher
______________________
Arquiteta da Informação 
User Experience - UX
Globo.com



________________________________

De: aifia-pt-bounces em lists.ibiblio.org [mailto:aifia-pt-bounces em lists.ibiblio.org] Em nome de Felipe Barreto
Enviada em: Tuesday, December 16, 2008 10:53 AM
Para: Arquitetura da Informação (em Português)
Assunto: [AI] card sorting

 

Pessoal,

Acabo de fazer meu primeiro card sorting, claro que este foi feito com um colega (Pedro Belleza), apenas para tirar algumas lições e posteriormente aprimorar e poder aplicar com o usuário.

As lições e dúvidas que surgiram foram muitas, divido aqui algumas com vocês:


1 - Tomar muito cuidado para não induzir o usuário. 
Um exemplo: Existem as categorias "Esportes" e "Especiais" e existem também as sub-categorias "Especial Inter" e "Especial Grêmio". A grande maioria iria agrupar estas sub-categorias em "Especiais" devido a influência da palavra "Especial".

2 - Como analizar e comparar os resultados? 
Tirar uma foto da mesa com os cartões agrupados? Fazer um painel com cada resultado? Anotar cada resultado em uma folha separada?

3 - Deve ser muito bem comunicado o objetivo e o que é o teste. 
Talvez seja interessante mostrar um exemplo ao usuário. 
Importante: fazer alguns cartões exclusivos para o exemplo, com categoria e sub-categtorias fictícias. Um exemplo com os cartões reais pode influenciar no resultado.

4 - E se o projeto já possui algumas categorias definidas e outras que o usuário deve definir? 
Mostro todas as categorias (card sorting fechado)? Ou não mostro nenhuma e permito que o usuário possa criar as categorias (card sorting aberto)? Ou ainda, pode ser feito um misto (dar algumas categorias e deixar outras em aberto)?


Enfim, para pensarmos.

Felipe Barreto

-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://lists.ibiblio.org/pipermail/aifia-pt/attachments/20081216/9f43d4de/attachment.html 


Mais detalhes sobre a lista de discussão AIfIA-pt