[AI] card sorting

Bernardo Doré berdore em gmail.com
Terça Dezembro 16 08:34:59 EST 2008

Vem em boa hora esse tópico.

Eu acabei de fazer uma sessão também, vamos compartilhar;

- Fiz com 5 grupos num total de 17 pessoas. Tive 2 grupos de duas pessoas e
foi quando o trabalho fluiu mais rápido mas em contrapartida houve menos
troca de idéias entre os participantes. Mais gente, mais discussão (no bom
sentido) mas leva mais tempo também. Quando existem opiniões divergentes em
um grupo de 5 é complicado chegar a um senso comum.

- To levando bordoada pra analisar os resultados. O q fiz:
- Tirei fotos em alta resolução dos agrupamentos de cartas. Mesmo assim a
foto só captura a visão macro (num card sorting de 110 cartas) que foi meu
caso. Impossível enquadrar tudo no visor da câmera, só se fosse uma grande
angular =) Lá fui eu para o InDesign. Estou reproduzindo a estrutura que os
participantes montaram, depois vou imprimí-las e procurar padrões. Já vi que
vou produzir umas 20 folhas A4 e vou levar mais um dia inteiro na análise.
Já surgiu um bocado de coisa até agora, mesmo antes de uma análise mais
formal do resultado. Vc vai analisando e percebendo a medida que o trabalho
vai acontecendo.

- Fiz um card sorting aberto e carreguei nas cartas críticas para o projeto.
Queria que os participantes organizassem para mim as áreas da empresa e um
banco de arquivos gigante. Cada grupo me fez o favor de organizar de um
jeito diferente. Pica.

abcs

Bernardo.