[AI] card sorting

Frederick van Amstel usabilidoido em gmail.com
Terça Dezembro 16 08:10:18 EST 2008

> E se o projeto já possui algumas categorias definidas e outras que o usuário
> deve definir?
> Mostro todas as categorias (card sorting fechado)? Ou não mostro nenhuma e
> permito que o usuário possa criar as categorias (card sorting aberto)? Ou
> ainda, pode ser feito um misto (dar algumas categorias e deixar outras em
> aberto)?

Onde você tem dúvida na classificação: no agrupamento ou na rotulagem?
Se for no agrupamento, é melhor rodar card-sorting aberto, mesmo que
você já tenha algumas categorias definidas. Se for na rotulagem, então
é melhor fazer fechado e colocar algumas alternativas (sinônimos),
especificando um limite de categorias que o usuário pode escolher.

Rodei um exercício desse último tipo no meu trabalho de graduação:
http://usabilidoido.com.br/card-sorting_e_melhor_que_buraco.html
http://www.usabilidoido.com.br/design_centrado_no_usuario_para_o_website_da_universidade_federal_do_parana.html

O card-sorting misto, em que você apresenta algumas categorias e deixa
o usuário criar novas pode melar a isonomia do teste. O usuário vai
tentar primeiro categorizar dentro das opções iniciais e quando não
conseguir, é possível que crie uma categoria miscelânica com tudo que
não coube nas outras, o que não te ajudará em nada.

--
.
.{ Frederick van Amstel }. Curitiba ´´ PR