[AI] Pedido de ajuda sobre metodologias e ferramentas sobre AI, Usabilidade e Experiência do Utilizador

Luciano Lobato luciano.lobato em gmail.com
Quinta Junho 28 14:52:45 EDT 2007

Oi Paulo,

Existem alguns métodos que não são propriamente da área de arquitetura da
informação, mas da área acadêmica conhecida como "design de hipermídia"
(muito similar à UX, mas sem todo o hype e restrito à ambientes de
hipermídia), os quais possuem os mesmos objetivos que a AI, como por
exemplo, gerar um modelo navegacional. Porém, elas são um pouco puxadas pra
área de engenharia de software (é preciso conhecimento de UML ou do modelo
Entidade-Relacionamento, por exemplo).

   - HDM (Hypermedia Design Model - o primeiro método - até onde eu sei -
   formalizado para projetar aplicações de hipermídia);
   - RMM (Relationship Management Methodology - usava do modelo
   Entidade-Relacionamento para gerar um modelo conceitual da aplicação);
   - EORM (Enhance Object Relationship Model);
   - OOHDM (Object Oriented Hypermedia Design Method - o primeiro a
   enxergar os objetos navegacionais como diferentes dos objetos conceituais);
   - SHDM (Semantic Hypermedia Design Method - uma evolução do OOHDM, com
   a inclusão de ontologias OWL, RDF, RDF Schema e outras coisinhas transição
   pra web semântica).

Eu tenho me interessado bastante pela OOHDM, que tem o objetivo de gerar um
modelo navegacional a partir do modelo conceitual e do levantamento de
requisitos. Caso você queira ler um pouco sobre o assunto, alguns links:

http://www-di.inf.puc-rio.br/schwabe//papers/WWWCM00Expanded.pdf
http://www-di.inf.puc-rio.br/schwabe//papers/WWWCM99.pdf

Aliás, alguém já ouviu falar sobre esses métodos? O OOHDM tem até um wiki (
http://www.tecweb.inf.puc-rio.br/oohdm/space/start) e o SHDM tem um
framework/ambiente de desenvolvimento em ruby (
http://www.tecweb.inf.puc-rio.br:8000/hyperde), mas juro que nunca ouvi
referências destes métodos em blogs ou sites não acadêmicos.

[]s!

Luciano Lobato
http://www.nahipermidia.com/blog/