RES: RES: [AI] Ajuda sobre a condução de testes de usabilidade

Leticia Cianconi de Paiva Rodas lcianconi em andima.com.br
Quinta Outubro 20 13:35:06 EDT 2005

Oi Vania, tudo bem?

Acho que não existe uma ordem "correta" a ser seguida. Você está pensando Em fazer dois testes de usabilidade (estou encarando o focus group como voltado para a usabilidade) e um de arquitetura da informação (card sorting), é isso?

Uma dica interessante que pode ser adotada para testes internos é fazer uso de softwares que capturam a tela, pegando os movimentos dos usuários e salvando em vídeos. São uma excelente alternativa de não intimidar o usuário, já que o teste ocorrerá no seu próprio ambiente de trabalho. Este recurso serve tanto para quando vamos ter o auxílio de uma filamdora ou não. 	E é ótimo quando não podemos contar com um laboratório de usabilidade (acredito que é o caso de grande parte das empresas).

Penso que a ordem está boa, sim.

1 - Teste prático
2 - Focus group para recolher mais informações dos usuários
3 - Card sorting

Quanto ao número de usuários testados, como você está fazendo pesquisas qualitativas, a amostra não precisa ser grande. Alguém tem algum dado específico sobre isso?

Considero interessante também quando estamos reformulando a arquitetura da informação internamente (sem uma empresa externa ou sem um profissional especializado em AI), poder contar com o auxílio de um bibliotecário. Caso a VIVO tenha algum, chame essa pessoa para participar do processo, mesmo que ela não esteja envolvida diretamente com a equipe web. Esse profissional tem grandes chances de colaborar muito e enriquecer o resultado final.

Abraços,
Leticia Cianconi
Assessoria de comunicação - ASCOM
Tel.: (21) 3814-3866
E-mail: lcianconi em andima.com.br
ANDIMA - Associação Nacional das Instituições do Mercado Financeiro
http://www.andima.com.br