[AIfIA-pt] Re: Excesso de técnica

Irapuan Martinez ira em hypergraph.com.br
Terça Julho 29 21:19:24 EDT 2003

At 00:27 29/07/2003 -0300, Andre de Abreu wrote:
>Presenciei um fato on-line engraçado agora, e pertinente às nossas últimas
>discussões. Eu assino a lista WDDesign e um membro acabou de postar uma
>dúvida trivial de Flash. Em menos de 15 minutos 5 pessoas se prontificaram
>em responder o e-mail do dito cujo.

Oras, o que há notável nisso? Justamente por ser uma dúvida com resposta
trivial, várias pessoas a responderam.

>No entanto, eu fico perplexo quando rola uma discussão mais cabeça ou mais
>voltada para o lado humano da produção web nessa mesma lista. Costuma
>acontecer 3 coisas:
>1) O assunto morre em menos de 1 dia;
>2) O assunto é discutido entre meia dúzia de estranhos no ninho;
>3) O assunto humano (por incrível que pareça) consegue ser puxado para o
>técnico.
>Pq será que isso acontece? Reflexo do excesso de técnica?

E por que não pode ser puxado para o lado técnico? Em se tratando de
tecnologia de informação, sempre fatores técnicos irão fazer diferença.

Quanto ao o que acontece com a WDDesign, ou qualquer outra lista de
discussão, ainda é um mistério por que comunidades tem muitas
particularidades e elementos variáveis, para que possamos prever como ela
irá reagir.

Acho que a qualidade de informações que trafegam numa lista tem pouco a ver
com quantidade de e-mails, sejam muitos, sejam poucos. Nem todo mundo
colabora com um thread adicionando informações. Logo, se duas pessoas
adicionam informação é melhor do que 10 concordando com a mesma informação.

                                     http://www.hypergraph.com.br