[AIfIA-pt] Excesso de técnica

lcianconi em andima.com.br lcianconi em andima.com.br
Terça Julho 29 14:17:49 EDT 2003

Olá a todos, boa tarde!

Sou nova na lista e é a minha primeira mensagem. Conheci a lista através
do workshop do Webinsider que fiz de AI com a Renata Zilse.

Venho acompanhando as discussões do grupo e gostado bastante.

O que os designers e os arquitetos da informação enfrentam hoje é o que os
analistas de sistemas (da era do mainframe) enfrentaram, quando tiveram
que mudar o foco da sua profissão. Antes eles eram extremamente
preocupados com a questão física, o espaço em máquina, o tamanho do código
e não ligavam muito pra informação. Hoje em dia o foco das universidades é
justamente a informação e o acesso a ela. Tanto é que o MEC já modificou o
nome da carreira para Analista da Informação, em vez do Analista de
Sistemas, por entender que o que tem quer analisado é a informação. O
sistema é apenas o meio.

Acredito que o mesmo esteja acontecendo com o design. Por enquanto a
técnica está sendo valorizada, até pelo que o colega Rafael disse, é de
interesse das grandes empresas fabricantes de software que isso ocorra.
Mas acredito que, com o passar do tempo, a informação passará a ser o foco
do profissional. Seja nas agências e produtoras web, seja nas empresas.
Agora é claro que nem todos irão se adaptar. Muitos querem e irão
continuar a ser operadores. E acho que ainda existirá espaço para os
operadores também.

Abraços,

Leticia

"Rafael J. Bio Gardargi" <rafael em gwinet.com.br>
Enviado Por: aifia-pt-bounces em lists.ibiblio.org
29/07/2003 14:07
Responder a Arquitetura da Informacao em Portugues