[AIfIA-pt] Re: breadcrumbs (era: estruturas internas)

Livia Labate liv em livlab.com
Domingo Julho 27 00:07:30 EDT 2003

Anay pergunta:
: como vcs conseguem, num site lotado de informacao,
: achar um cantinho pra os tais breadcrumbs.

Nas especificações da AI eu costumo listar todos os elementos básicos que
devem aparecer em cada 'página'. Por exemplo, barra de navegação principal,
logo, rodapé com copyright, breadcrumbs, etc, etc... Nenhum elemento deve
ser uma novidade no momento da criação do layout, nada de surpresas. É por
isso que as especificações são TÃO importantes.

Se o breadcrumb for parar num "cantinho" é porque não foi bem pensado, ou
então ele está sendo inserido posteriormente. Se esse for o caso, talvez uma
re-avaliação do grid básico da página se faça necessário. Minha premissa
número um é que nada de supérfulo deva existir em um layout, ou seja, se é
para ter breadcrumb é porque ele tem um propósito e é exatamente o trabalho
do designer saber ordenar todos os elementos (previamente estabelecidos
como) necessários para que eles cumpram suas funções de forma harmoniosa.

Por essa e outras é que eu sinto um dó danado quando o designer está lá
criando o layout e chega algum elemento de última hora "ah, faltou colocar
isso aqui". As pessoas acham que é só 'achar um espacinho' e pronto, quando
muitas vezes é necessário quase que re-pensar todo o conjunto.

Arquitetura de informação faz bem à saúde dos designers :)

- Livia Labate