[AIfIA-pt] Re: breadcrumbs (era: estruturas internas)

Irapuan Martinez ira em hypergraph.com.br
Sexta Julho 25 14:55:40 EDT 2003

At 14:34 25/7/2003 -0300, Livia Labate wrote:
>Continuando a discussão de breadcrumbs, gostaria de saber se vocês concordam
>com o Steve Krug (em Não Me Faça Pensar, 1999) onde ele diz que o melhor
>lugar para o breadcrumb é no topo da tela, separado visualmente de todo o
>resto do conteúdo de uma página.

Topo da tela é o "horário nobre" da home page. Salvo mirabolantes usos de
CSS, o topo da tela é a primeira parte renderizada do conteúdo, enquanto o
resto pode demorar um certo tempo para ser carregado, em função do
streaming. O que tiver de informação pertinente ali no topo, ajuda o
usuário confirmar se está no lugar certo.

>A princípio parece fazer sentido pois visualmente isolado você bate o olho e
>contextualiza onde aquela página existe em uma estrutura, porém, consigo
>pensar em outras situações em que o contexto de uso é outro e isolar o
>breadcrumb elimina seu efeito. O que acham disso?

Pessoalmente acho que breadcrumbs tem duas funções:

1) "Você está aqui"

2) Navegação: Fornece o link "pai", aonde você pode navegar e descobrir
conteúdos "irmãos" em relação a página atual.

Quanto a sua diagramação, acho que vale o de sempre: Integrado ao layout,
mas destanco para o que serve.

Para o número 1, um bom título relacionado ao termo correspondente ao usado
no menu, cumpre a função do "você está aqui". Nesse ponto, poderíamos abrir
mão do breadcrumb.

Para o número 2, se a estrutura de diretórios do site é consistente com o
breadcrumb, o Opera e Mozilla estão trazendo atalhos que permitem acessar
links "parents" em relação à página atual. Por exemplo, se o usuário está em

http://www.beastwars.com/bios/pedracons/megatron.html

Ao acionar <ctrl + back> (No Opera) automaticamente entra em

http://www.beastwars.com/bios/pedracons/

E a cada ação, sob uma pasta acima. Isso substitui os links de breadcrumbs,
embora não seja um recurso tão evidente quanto as migalhinhas...

                                     http://www.hypergraph.com.br