[cc-br] Registro de partitura vs. licenciamento CC
ccw carol
ccwcarol at hotmail.com
Mon Oct 6 08:24:48 EDT 2008
Olá, Cleverson, bom dia!
Achei muito interessante sua pergunta, pois tenho me visto às voltas com uma situação bastante similar - sou advogada em propriedade intelectual e um cliente me apresentou o mesmo problema.
No que diz respeito ao registro, independentemente de seu desejo de disponibilização da obra via CC, penso que vale a pena realizá-lo. É simples, barato, diretamente na Escola de Música na UFRJ, que tem competência legal para o depósito e registro de composições musicais. Após esse regisgtro você poderá licenciar como bem queira, gratuita ou onerosamente.
Agora, como sabemos, o registro não é um ato constitutivo da autoria, ou seja, a primeira vez em que você disponibilizar publicamente sua criação já será o registro de que o compositor é você. Assim, se você licenciar consignando sua autoria, a coisa funcionará também. Mas quando eventualmente alguém venha a utilizar essa licença erroneamente, penso eu que o registro anterior servirá bastante para qualquer tipo de oposição.
De todo modo, gostaria muito de ler a opinião dos outros participantes sobre o assunto, para poder validar a minha.
Um abraço,
Carolina de Castro Wanderley
Assim, fico aguardando > Date: Sun, 5 Oct 2008 15:31:28 -0300> From: clever92000 at yahoo.com.br> To: cc-br at lists.ibiblio.org> Subject: [cc-br] Registro de partitura vs. licenciamento CC> > Prezados,> > Tenho algumas composições musicais gravadas em computador. Uns conhecidos me recomendaram imprimir partituras delas e registrá-las na Biblioteca Nacional para garantir os meus direitos autorais. Ocorre que pretendo no futuro deixar as composições livremente na Internet e por isso gostaria de saber as diferenças na prática entre: registrar as obras, simplesmente licenciar sob uma CC, ou ambas as coisas.> > Se, por exemplo, eu simplesmente escrever na partitura que ela está sob a licença tal, e não registrar a obra, quais os efeitos práticos ? A validade jurídica é garantida ?> > Se, ao contrário, eu apenas registrar e não colocar numa licença específica, o que ocorre ?> > Muito agradecido desde já.> Cleverson> _______________________________________________> cc-br mailing list> cc-br at lists.ibiblio.org> http://lists.ibiblio.org/mailman/listinfo/cc-br
_________________________________________________________________
Instale a Barra de Ferramentas com Desktop Search e ganhe EMOTICONS para o Messenger! É GRÁTIS!
http://www.msn.com.br/emoticonpack
-------------- next part --------------
An HTML attachment was scrubbed...
URL: http://lists.ibiblio.org/pipermail/cc-br/attachments/20081006/690e0b00/attachment.htm
More information about the cc-br
mailing list