[AI] Mapa de Assentos - Credicard Hall

Rafael Xavier rafaelxavier em gmail.com
Quinta Maio 5 07:49:07 EDT 2011

Recentemente ajudei um analista de requisitos a criar uma funcionalidade de
reserva de lugares para uma sala de reunião e coloquei a idéia do mapa de
assentos de aeronaves.

Como o cliente é acostumado a viajar para reuniões em outros estados, o mapa
foi uma idéia apoiada por já fazer parte do dia-a-dia do solicitante.
Resultado: o protótipo da tela ficou legal mas a especificação e a
programação ficaram a desejar (áreas onde não tenho controle por ser de
outra responsabilidade). Conseguiram matar toda a intuição e lógica de uma
marcação de assento... ou seja, retrabalho a vista.

Onde quero chegar: por mais que a idéia seja boa, nem sempre as pessoas
envolvidas tem domínio sobre aquilo ou não entendem/repassam o que seria o
mais simples ou prático. Não sei se é o caso do site em questão, mas vale
como forma de aprendizagem *validar esses requisitos e testar a aplicação
antes* a fim de minimizar problemas de usabilidade, atrasos e insatisfação
do cliente.

[ ]s
Rafael Xavier